Dicas e Dúvidas
DICAS E DÚVIDAS

Dicas
Conheça melhor o aço inox e saiba como conservar o seu produto Falmec bonito por muito mais tempo

Originalmente desenvolvido para uso industrial em situações em que é necessário ter resistência à corrosão, o aço inox, quando devidamente processado e acabado é também muito bonito e prático. Por isso, tem sido largamente utilizado em produtos e projetos que têm o design como diferencial. Para usufruir das qualidades desse material nobre por muitos anos, é importante, porém, ter alguns cuidados com sua manutenção.

O que é aço inox?


O aço inox é uma liga de ferro-carbono, com teor mínimo de 10,5% de cromo - o aço inox que a Falmec do Brasil utiliza na fabricação de seus produtos possui um teor de cromo acima de 16,0%. É exatamente o cromo que favorece a formação de uma camada protetora fina, resistente e invisível. Conhecida como camada passiva, é ela que protege o aço inox de eventuais problemas de corrosão e oxidação. Quando essa camada passiva sofre agressão e não recebe manutenção adequada, ela não se auto-regenera e, consequentemente, o aço inox fica desprotegido e podem surgir pontos de oxidação.

Como protegê-lo?


Para que não ocorram agressões à camada passiva é necessária uma manutenção periódica do produto, independentemente da intensidade do uso do equipamento na cozinha. Para isso, é importante que, periodicamente, se faça uma limpeza da área em aço inox com água, sabão e detergente neutro, com auxilio de um pano ou esponja macia. Após a limpeza, é fundamental que a superfície do aço inox seja completamente seca com pano limpo e macio. O álcool isopropílico ou desnaturado também poderá ser usado, devendo ser, da mesma forma, totalmente seco, após sua aplicação. Há no mercado também produtos específicos para a limpeza do aço inox.

Mesmo quando a coifa é pouco utilizada, sua superfície em aço inox está sujeita ao ataque da camada passiva. Isso pode ocorrer por causa de alguns fatores existentes no meio ambiente e nos hábitos do dia a dia,

como por exemplo:

- Salinidade (maresia), que contém partículas de cloro, extremamente nocivo a qualquer tipo de Aço;
- Partículas de óxido em suspensão no ar (resíduos de pó/sujeira), que, em contato com o inox,
irão lentamente agredi-lo;
- Produtos de limpeza a base de ácidos - ácido clorídrico (mais conhecido como ácido muriático), ácido fosfórico e nítrico. Alvejantes, polidores de prataria, buchas abrasivas ou palha de aço, que podem riscar o aço inox.
Nenhum desses deve ser utilizado;
- Resíduos de gordura na superfície do aço inox, devido a limpeza inadequada.

Atenção: Todos os produtos Falmec são produzidos conforme determinação das normas Européias IEC e possuem 12 meses de garantia, salvo peças móveis e consumíveis. A garantia não cobre tampouco danos que tenham sido provocados nos produtos por mau uso ou falta de manutenção adequada.

Dúvidas
O que é e para que serve uma coifa de cozinha?


A coifa é o equipamento eletrodoméstico responsável pelo tratamento do ar e vapores resultantes da cocção. Além de embelezar a cozinha, ela é o equipamento responsável pelo conforto olfativo e acústico do ambiente e, de forma indireta, pela durabilidade dos móveis e demais eletrodomésticos, pois evita o depósito de gordura sobre eles.

Como escolher o tipo certo de coifa para a minha cozinha?


Para escolher um modelo de coifa adequado à cozinha, é necessário saber, antes de mais nada, quais são as dimensões do ambiente onde ela funcionará e qual será o local em que ela será instalada. O modelo escolhido deve ter capacidade de aspiração adequada ao volume total da cozinha e essa capacidade está relacionada à potência do motor. A coifa deve ser capaz de garantir que o ar da cozinha seja inteiramente renovado oito vezes em uma hora. Além disso, há modelos de coifas para parede - que funcionam junto a fogões instalados junto à parede - e modelos para instalação sobre as ilhas e penínsulas de cocção (fogões isolados). A Falmec do Brasil oferece três Linhas de coifas - Da Vinci, Collection e Milano - com inúmeras opções de produtos para ilha e parede e compatíveis com todos os tipos de cozinha doméstica.

A coifa é um exaustor ou um depurador?


Todos os modelos de coifas produzidos pela Falmec do Brasil podem funcionar como exaustores - o ar retirado da cozinha pela coifa é conduzido por dutos até o exterior da residência ou depuradores - o ar aspirado do fogão passa por um sistema de filtros, que retém a gordura e os odores, e depois é devolvido ao ambiente da cozinha. Em linhas gerais, o que diferencia o tipo de funcionamento da coifa é o modo como ela é instalada: ligada ou não a um duto de exaustão.

O que é aspiração perimetral?


É um sistema utilizado pelas coifas Falmec, garantindo que o ambiente da cozinha não seja contaminado pelos odores e gorduras do preparo dos alimentos no fogão. Ele funciona assim: o ar que passa pelo perímetro (contorno) da área de aspiração da coifa tem uma velocidade maior que o que é aspirado pela zona central. Assim cria-se uma espécie de cortina de vento (o chamado "efeito venturi") que, além de aumentar a capacidade de absorção da coifa, funciona como uma barreira de ar que impede que a fumaça e os odores se espalhem pela cozinha.

O que é válvula gas-stop?


São válvulas de segurança, que interrompem a passagem do gás quando a chama de um queimador do cooktop se apaga acidentalmente (as válvulas gas-stop são também conhecidas como válvulas de segurança ou termopar). Os cooktops e o dominó a gás Falmec da Linha Collection são equipados com válvulas gas-stop.

          © 2010 FALMEC. Todos os direitos reservados |
Termos de Uso
|
Declaração de privacidade