Perguntas Frequentes
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Coifas
1 - As coifas Falmec podem funcionar como exaustor ou depurador. Qual é a diferença entre esses dois modos de funcionamento?
Quando a coifa é instalada como depurador, ela irá filtrar o ar da cozinha retendo a gordura e os odores, mas devolvendo esse mesmo ar para o ambiente. Quando instalada como exaustor, a coifa irá retirar a fumaça, gordura e o calor da cozinha e, através de um duto ligado ao exterior, renovará totalmente o ar do ambiente.

2 - O que é a vazão de uma coifa?
É a quantidade (volume) de ar "sujo" que ela consegue retirar do ambiente da cozinha durante um determinado espaço de tempo. A unidade para vazão das coifas é m³/h (metros cúbicos por hora).

3 - É necessário fazer uma obra em minha cozinha para poder instalar uma coifa?
Isso vai depender das instalações já existentes na cozinha e do modo como a coifa será utilizada. Para instalá-la como depurador, basta que exista espaço suficiente (de acordo com as medidas de distâncias mínimas e máximas de cada produto), estrutura apropriada para fixação e um ponto de energia compatível. Para instalá-la como exaustor, será necessário também que exista um duto ou passagem para um duto que interligue a coifa (e a cozinha) com o ambiente externo. O ideal é que o projeto de uma cozinha já preveja a instalação da coifa.

4 - A que distância do fogão deve ser instalada a coifa?
A distância vertical mínima entre a coifa e os queimadores do fogão deve ser de: . 65cm para fogões elétricos; . 75cm para fogões a gás ou combinados . Já a distância máxima recomendada entre a coifa e os queimadores do fogão, em ambos os casos é de 80cm.

5 - Como uma coifa pode contribuir para prolongar a vida útil dos móveis e demais eletrodomésticos de minha cozinha?
Por eliminar a gordura em suspensão e o calor no ambiente da cozinha, a coifa protege a superfície dos móveis e eletrodomésticos, prevenindo o surgimento de crostas e de desgaste prematuro (descolamento do revestimento, por exemplo) dos móveis.

6 - Qual a diferença entre uma coifa de versão "ilha" para uma de versão "parede"?
Qual é a mais indicada para a minha cozinha?
As coifas do tipo ilha podem ser instaladas isoladas, no meio do espaço da cozinha, sobre fogões ou cooktops montados em ilhas ou penínsulas de cocção. Esse tipo de disposição, comum em cozinhas mais amplas, facilita o acesso à mesa do fogão e valoriza o ambiente. Nesse caso, a fixação das coifas é feita no teto da cozinha, onde é necessário existir uma estrutura compatível, e o duto (no caso de funcionamento como exaustor) deverá ser embutido correr, aparente ou ser conectado a uma saída também no teto da cozinha. As coifas do tipo parede devem ser instaladas sobre fogões ou cooktops montados junto a uma parede e são fixadas a esta por meio de buchas. No caso da instalação como exaustor, a saída para o duto deverá estar localizado, de preferência, na mesma parede em que a coifa for instalada.

7 - Quando devo ligar e desligar a coifa para que ela mantenha o ar da minha cozinha limpo, sem odores, fumaça e gordura?
Para que a coifa tenha um bom desempenho, recomenda-se ligá-la pelo menos cinco minutos antes de iniciar o cozimento, e desliga-la somente 10 minutos após o término do cozimento.

8 - Qual a diferença entre os filtros metálicos e os filtros de carvão da coifa? Como e quando devo limpa-los?
Filtros metálicos:
Os filtros metálicos têm como função reter as partículas de gordura em suspensão e devem ser retirados e lavados pelo menos uma vez por semana, seguindo para isso as instruções do manual. Para lavar os filtros metálicos, use somente água quente e detergente neutro. Antes de colocar esses filtros de volta na coifa, verifique se eles estão totalmente secos. É possível limpá-los na lava-louças (não utilizar secante ou abrilhantador).

Filtros de carvão:
Os filtros de carvão ativado só estão presentes nas coifas instaladas como depurador (sem comunicação com o exterior por chaminé e dutos) e servem para retirar as partículas com odores mais fortes e resíduos sólidos no ar que passou através dos filtros de alumínio e que será novamente lançado no ambiente da cozinha. Os filtros de carvão não podem ser lavados, devendo ser substituídos a cada três ou quatro meses, dependendo da utilização da coifa.

Gás
1 - Como escolher o cooktop ou forno adequado para o tipo de gás disponível em minha cozinha?
Os fornos a gás e cooktops Falmec podem ser ajustados para funcionar com os três tipos de gás - GLP (ou P3, engarrafado em botijão), natural ou manufaturado encanado - disponíveis nas cidades brasileiras. Basta, para isso, que o técnico autorizado substitua algumas poucas peças e faça uma rápida regulagem.

Fornos
1 - De quanto em quanto tempo é necessário fazer uma limpeza no forno?
Se possível, limpe o interior de seu forno sempre que terminar de utilizá-lo. O ideal é que o forno esteja ainda morno, mas não quente. Desse modo, a película de gordura depositada pelos vapores dos alimentos ainda estará solta e será fácil remove-la. Depois de o forno esfriar completamente, essa fina camada de gordura tende a se transformar em uma crosta mais consistente, difícil de limpar. E para manter seu forno elétrico como novo, limpe as partes externas com detergente neutro e um pano bem macio, uma vez por semana. Em seguida, aplique um produto específico para limpeza de inox sem abrasivo ou vaselina líquida sobre as partes de inox.

2 - Como remover a sujeira das partes de inox?
Quando perceber que há líquidos ou resíduos sólidos de alimentos sobre as partes de inox, remova-os o quanto antes, pois alguns alimentos podem provocar manchas no aço depois de exposições prolongadas. Esse conselho vale para todos os demais produtos Falmec com acabamento em inox.

3 - O que é e como funciona termostato?
O termostato é um dispositivo que mede a temperatura interna do forno, garantindo que ela seja exatamente a que você selecionou para o cozimento. É o termostato que, na prática, gerencia as resistências do forno, acionando-as e desativando-as de acordo com a necessidade de geração de calor para manter a temperatura selecionada.

4 - A lâmpada do meu forno queimou. Posso substituí-la por qualquer outra, da mesma voltagem? Não. As lâmpadas usadas para iluminar o interior dos fornos são especiais, fabricadas para suportarem as altas temperaturas. Você irá encontrar essas lâmpadas na maior parte das lojas especializadas em produtos elétricos e até mesmo em supermercados. Quando for substituir a lâmpada, no entanto, certifique-se de comprar outra com as mesmas características (corrente e potência) descritas no manual. E, antes de iniciar a troca, desligue o forno da tomada (ou desarme o disjuntor), certificando-se de que seu interior está frio.

5 - A parte interna do visor (janela da porta) do meu forno costuma embaçar durante o preparo de alguns tipos de pratos. Isso é normal?
Esse embaçamento é normal e é causado pelos vapores resultantes do cozimento.

Cooktops
1 - o que são válvulas gas-stop?
São dispositivos que interrompem a passagem do gás para cada queimador em caso de a chama se apagar acidentalmente (as válvulas gas-stop são também conhecidas como válvulas de segurança ou termopares).

2 - Há algum problema em deixar os queimadores do cooktop acesos sem que haja uma panela sobre eles?
Há sim. As panelas absorvem a maior parte do calor produzido pelos queimadores que, quando funcionam sem essa "cobertura", superaquecem os espalhadores (as "chapinhas metálicas" que ajudam a distribuir a chama), que podem ter seu revestimento danificado. Por isso, evite deixar os queimadores acesos sem que haja panelas sobre eles. Se precisar retirar uma panela do fogo por mais de um minuto, desligue o queimador e, ao retornar, volte a ligá-lo.

3 - O que devo fazer quando líquidos ou outros alimentos derramarem sobre a mesa do cooktop?
Assim que perceber que há líquidos ou resíduos sólidos de alimentos sobre a mesa de inox, remova-os o quanto antes. Alguns alimentos podem provocar manchas no aço, depois de exposições prolongadas.

Dominós
1 - Que tipo ou tipos de dominós posso instalar em conjunto em minha cozinha?
Posso pôr um dominó a gás ao lado de um vitrocerâmico, por exemplo?
Desde que sejam respeitadas as medidas e demais condições de instalação previstas nos manuais, os dominós Falmec podem ser instalados em conjunto na combinação desejada. E podem ainda ser instalados em conjunto com cooktops ou fornos, elétricos ou a gás, desde que - novamente - sejam respeitadas as medidas de nichos, localização de pontos de energia (e disponibilidade de carga) e de gás e também de ventilação da cozinha previstas no manual.

2 - Que tipo de panelas posso utilizar em meu dominó vitrocerâmico (elétrico)?
Para um bom rendimento de seu Dominó Vitrocerâmico e também para que os discos tenham uma vida útil mais longa, recomendamos que você utilize somente panelas apropriadas para placas elétricas - com o fundo reforçado e perfeitamente plano. As panelas devem ter diâmetro igual ou ligeiramente maior do que o do disco em que serão apoiadas. Não utilize panelas com o diâmetro menor que o do disco elétrico: quando isso acontece, os cabos das panelas são expostos ao calor excessivo e podem derreter ou queimar suas mãos. Não utilize tampouco panelas de alumínio fino: elas podem não resistir à potência dos discos do Dominó e derreter.

3 - Na hora de fazer a limpeza de meu dominó Barbecue,
devo lavar também as pedras vulcânicas? Como?
Sim as pedras podem ser lavadas. Deixe as pedras vulcânicas de molho em um recipiente com detergente neutro e água quente , desta forma a gordura se soltará das pedras. Outra opção e ferver as pedras em uma panela com água quente e detergente . Quando estiverem secas, coloque-as no produto.

4- Quando devo lavar e quando devo trocar as pedras vulcânicas?
As pedras deverão ser lavadas quando as mesmas estiverem com uma camada de gordura em sua superfície, ou quando forem ser utilizadas com diferentes tipos de alimentos. ( principalmente com frutos do mar) Elas deverão ser substituídas, quando começarem a perder a porosidade ou seja se deteriorarem ou quando observar um excesso de gordura na bandeja, isso significa que as pedras não estão
mais conseguindo absorver a gordura em questão.

          © 2010 FALMEC. Todos os direitos reservados |
Termos de Uso
|
Declaração de privacidade